quinta-feira, 15 de março de 2007

Como incentivar os funcionários?



Pode não parecer, mas hoje vou falar de um assunto sério: o conhecido know-how, ou savoir-faire ou conhecimento processual. É o conhecimento de como fazer algo. O know-how é considerado a propriedade intelectual de uma entidade e é constituído pelos seus funcionários.

No entanto, todos nós sabemos que não chega ter um excelente Know-how, é também necessário que os nossos chefes tenham bom senso para garantir uma administração eficiente do trabalho....É necessário que eles percebam que somos seres humanos como outros quaisquer, ansiosos por trabalhar e apresentar bons resultados.... pelo menos alguns...

O que nós desejamos é que nos reconheçam, de nosso trabalho; todos nós queremos ser excelentes, por natureza.

Mas realmente falta às nossas chefias um factor muito importante que desencadeia toda a desmotivação que é a boa liderança. A desmotivação é a percepção, aliás, muito saudável, do abandono da chefia....


Este assunto daria para falar muito mais, mas vou deixar aqui um desafio... digam de vossa justiça e escrevam a vossa opinião sobre o assunto de hoje ...


Existe um ditado que diz:

Todas as manhãs, na África, quando o sol nasce, o veado sabe que vai ter que correr mais que o leão para não morrer devorado.

Todas as manhãs, na África, quando o sol nasce, o leão sabe que vai ter que correr mais que o veado, para não morrer de fome.

Lição do dia:
Não importa se você é leão ou veado, quando o sol nascer, comece a correr...
Beijinhos

2 comentários:

elsa nádia disse...

olá,
eu, como bem sabes, neste momento encontro-me desempregada. ainda não me encontro naquela fase em que já se está desesperado e se afirma que não há oferta de trabalho, mas é certo que as entidades empregadoras querem pessoal qualificado e com know-how. isto é o que eu depreendo da leitura dos classificados na minha área (que é a contabilidade).
mas é certo que as pessoas, de um modo geral, não gostam de ter sobre sua "alçada" alguém muito dinâmico pois sentem-se desafiadas. sobre este tema eu acho que as pessoas tem sentimentos mistos por um lado querem uma equipa dinâmica, activa, com know-how, etc, mas por outro tem receio do que possa acontecer e de não estar à altura de tal equipa. em poucas palavras isto significa que as chefias não tem uma postura pró-activa logo não são bons lideres. Mas não podemos generalizar.

Cristina disse...

Elsa, desta vez só tou um pouquinho de acordo contigo e explico porquê?

Hoje em dia, os nossos dirigentes já se aperceberam que não é somente a tecnologia que faz andar o negócio e a empresa, é também o seu "corpo" humano e os seus conhecimentos... graças a antepassados nossos que lutaram por esta situação...

Acho k hoje em dia, os dirigentes máximos dão importância... mas, o que te estás a referir, acho que se sente mais entre colegas do mesmo nível... a competitividade... apesar de que esta, se for bem gerida pelas chefias, é um factor bom para a entidade, pq fará com que os funcionários "lutem" para serem os melhores, em benefício da entidade empregadora...mas garanto-te que isto é um assunto muito badalado e muito sério e que, ainda hoje, há aí muitas chefias que não sabem o significado de Know-how...


Beijinhos